quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Unidade 4 atividade 2b - Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Cursista: Francisca Nonato de Macedo
Maria Aparecida do Carmo Oliveira
Josevane Aguiar Paes de Alencar
Lourenice Barbosa Lima Scheffler
Ana Célia Sobrinho
Leonice Oliveira Araújo

Unidade Escolar: Colégio Estadual Antonio Alencar Leão
Projeto de Leitura: TIC Leitura e Lazer
12/09/2010
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental 1º ao 5º ano Língua Portuguesa, Literatura, Informática, História, Geografia, Artes e Ciências Leitura & Lazer
Gênero textual: Conto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar o interesse pelo computador como alternativa para leitura, produção e aprendizagem;
Descobrir os meios de utilização do software Drawing for Children, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
Realizar leitura on-line de gênero textual conto e produzir de texto com uso de software.
Duração das atividades
8 horas ( 4 dias de 2 horas)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor pesquisará na Internet o gênero textual contos e os recursos que facilitarão a aprendizagem dos alunos, como vídeos e sites com textos atrativos que tenham som, imagem animação e fará cópia do texto O Peixe Pixote para distribuição e leitura em sala. Após este momento a professora explica qual o gênero a ser trabalhado na semana conforme o fluxograma e explica com mais detalhe como fazer uma boa produção textual do gênero conto. E assim o projeto que é de leitura e lazer estará voltado também para os conteúdos a serem trabalhados em salas.
Estratégias e recursos da aula
Num segundo momento o professor levará os alunos ao laboratório de informática para apresentar o site contando história e propor a leitura do texto O peixe pixote com som, imagens e animação e apresentará o software Drawing for Children no qual os alunos realizarão uma produção textual. Três a três em cada computador os alunos deverão recontar a história com interação do trio, norteados pela história ouvida e lida on-line. Após a produção e a correção dos textos pelos alunos com a ajuda do professor e a ferramenta ortografia e gramática, as histórias deverão ser impressas e expostas no cantinho de leitura e também transcritas para o caderno de produção com ilustrações criada pelos alunos.
Recursos Complementares
Material de uso comum;
Laboratório de informática;
Internet
http://www.contandohistoria.com/
Software: Drawing for Children
Avaliação
A avaliação será continua por meio de observação feita pela equipe, relacionando o progresso dos alunos com o hábito da leitura, a capacidade de interpretação de textos e a contribuição do uso inteligente do computador para construção do conhecimento.

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