CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
CURSISTA: ANA CELIA SOBRINHO
ATIVIDADE 1: PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO ALENCAR LEÃO
TUTORA: DEUSIRAM DE SOUSA BARROS SILVA
TURMA: B
DATA: 15/09/2010
PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
As tecnologias de informação e comunicação possuem diversas ferramentas que possibilitam auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, tornando o ato de aprender e ensinar mais dinâmico. onde alunos e professores estão sempre ligados nas informações para uma construção colaborativa de saberes. Estamos diante de um universo comunicativo onde tudo está interligado. Ribeiro Dias afirma que "uma escola terá de mudar, sob ameaça de desaparecer", e essa mudança está nas nossas mãos .Desse modo, faz-se necessária manifestar uma postura ativa e participante frente às Novas Tecnologias, enfrentando os desafios romper as barreiras político-econômicas e avançar de mãos dadas com uma velocidade sócio-cultural dos jovens que são alfabetizados digitalmente, mesmo Aqueles que não dispõem de computador, do modo mais clássico da palavra, pois utilizam celular e seus jogos eletrônicos, relógios digitais e outros equipamentos. Nossos alunos estão “antenados” muito mais que nós professores .Nossos planejamentos precisam estar inseridos em sua quase totalidade dentro das tecnologias pois,segundo Pedro Demo a criança já vem para a escola com seu conhecimento e linguagem digital. Se a escola não oferecer essa mesma linguagem a ela o seu interesse e motivação em aprender tornar-se-á infundado.
Os recursos tecnológicos oferecidos na escola vêm de encontro às necessidades destes profissionais. Nota-se que a grande maioria dos professores do séc. XXI estão buscando evoluir-se a cada dia para atender as exigências do mercado de trabalho com eficácia, entendendo que pensar e fazer a escola como profissional do séc. passado que não tinham conhecimento desses recursos digitais, não eram orientado e nem capacitados,tende hoje a ser tornar obsoleto.
Com relação a atuação do professor as políticas educacionais precisam estar em conformidade com a prática escolar com a finalidade de melhorar a aprendizagem do aluno. As políticas educacionais devem proporcionar ao professor , tempo para realizar os cursos de capacitação em tecnologia que lhes são oferecidos, seminários e fóruns , para adquirir mais conhecimentos e poder transmitir esse conhecimento aos seus alunos, planejando dentro do uso dos recursos tecnológicos e didáticos da Unidade Escolar,melhorando sua prática em sala de aula.
Com o uso da tecnologia, o ensinar e aprender ficou diferente. O aluno não se contenta mais em apenas ouvir o professor passando o conteúdo, ele também quer participar do processo de ensinar-aprender o conteúdo, uma vez que, basta um clic e já lhe são abertas dezenas de janelas com informações as mais variadas sobre qualquer assunto.
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
CURSISTA: ANA CELIA SOBRINHO
ATIVIDADE 1: PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO ALENCAR LEÃO
TUTORA: DEUSIRAM DE SOUSA BARROS SILVA
TURMA: B
DATA: 15/09/2010
PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
As tecnologias de informação e comunicação possuem diversas ferramentas que possibilitam auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, tornando o ato de aprender e ensinar mais dinâmico. onde alunos e professores estão sempre ligados nas informações para uma construção colaborativa de saberes. Estamos diante de um universo comunicativo onde tudo está interligado. Ribeiro Dias afirma que "uma escola terá de mudar, sob ameaça de desaparecer", e essa mudança está nas nossas mãos .Desse modo, faz-se necessária manifestar uma postura ativa e participante frente às Novas Tecnologias, enfrentando os desafios romper as barreiras político-econômicas e avançar de mãos dadas com uma velocidade sócio-cultural dos jovens que são alfabetizados digitalmente, mesmo Aqueles que não dispõem de computador, do modo mais clássico da palavra, pois utilizam celular e seus jogos eletrônicos, relógios digitais e outros equipamentos. Nossos alunos estão “antenados” muito mais que nós professores .Nossos planejamentos precisam estar inseridos em sua quase totalidade dentro das tecnologias pois,segundo Pedro Demo a criança já vem para a escola com seu conhecimento e linguagem digital. Se a escola não oferecer essa mesma linguagem a ela o seu interesse e motivação em aprender tornar-se-á infundado.
Os recursos tecnológicos oferecidos na escola vêm de encontro às necessidades destes profissionais. Nota-se que a grande maioria dos professores do séc. XXI estão buscando evoluir-se a cada dia para atender as exigências do mercado de trabalho com eficácia, entendendo que pensar e fazer a escola como profissional do séc. passado que não tinham conhecimento desses recursos digitais, não eram orientado e nem capacitados,tende hoje a ser tornar obsoleto.
Com relação a atuação do professor as políticas educacionais precisam estar em conformidade com a prática escolar com a finalidade de melhorar a aprendizagem do aluno. As políticas educacionais devem proporcionar ao professor , tempo para realizar os cursos de capacitação em tecnologia que lhes são oferecidos, seminários e fóruns , para adquirir mais conhecimentos e poder transmitir esse conhecimento aos seus alunos, planejando dentro do uso dos recursos tecnológicos e didáticos da Unidade Escolar,melhorando sua prática em sala de aula.
Com o uso da tecnologia, o ensinar e aprender ficou diferente. O aluno não se contenta mais em apenas ouvir o professor passando o conteúdo, ele também quer participar do processo de ensinar-aprender o conteúdo, uma vez que, basta um clic e já lhe são abertas dezenas de janelas com informações as mais variadas sobre qualquer assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário