terça-feira, 18 de maio de 2010

O que é um hipertexto

O QUE É UM HIPERTEXTO

Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web.
Podemos facilitar seu entendimento dizendo que hipertexto é o sistema que permite você visualizar documentos (paginas web) através de ancoras (links).
O termo hipertexto foi criado por Teodor Holm Nelson, em 1964, para referir-se a uma escritura eletrônica não seqüencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos, a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Em entrevista, concedida à Jim Whitehead (1996), Nelson explica que ele se inspirou em sua experiência de escritor. Segundo ele, o escritor enfrenta dificuldade em colocar o conteúdo das histórias em seqüências lineares, que nem sempre retratavam a complexidade de sua história. Quando o leitor se depara com um texto ficcional, ele tem a tarefa de, através da seqüência linear, recompor o conteúdo e colocá-lo, novamente, em sua estrutura não linear. A idéia foi economizar, tanto para o autor como para o leitor, tempo e esforço, ao reunir e compreender o que estava sendo apresentado através de hipertextos.
A princípio, poderíamos pensar que o hipertexto depende do autor que cria os links, mas hoje com os mecanismos de busca cada vez mais inteligentes, qualquer leitor na web pode utilizar hipertexto, saindo do texto e voltando ao mesmo, sempre que quiser aprofundar seu conhecimento sobre algum tópico ou encontrar alguma informação rápida sobre algo mencionado no texto.
Ao ler sobre hipertexto percebi que é um documento que contém links ligações) para outros documentos, o que permite um processo de leitura não seqüencial informações disseminadas, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia.
Essas possibilidades de escolha acabam por fazer do leitor um co-autor, por seguir um percurso próprio de leitura e, ao mesmo tempo, seguir em múltiplas direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário